Publicado por: J.Pinto | 2016/09/12

Sistema de pensões em Portugal e na Suécia


A partir deste artigo do jornal Público sobre o sistema de pensões em Portugal e a sua comparação com o sistema de pensões sueco (que aconselho a conhecer) fiquei a saber que, na Suécia, as empresas e as pessoas entregam 18,5% do salário ao sistema de pensões, enquanto em Portugal a taxa é de 34,75% (quase o dobro da Suécia). Por sua vez, os pensionistas suecos recebem do sistema público de pensões, em média, o equivalente a 35,6% do último salário; em Portugal este valor ascende a 57,5% do último salário. Na Suécia, as contribuições representam 6% do PIB; em Portugal representam 10,5% (na Europa, a média é de 9,2%).

Na Suécia, o valor da pensão depende do valor descontado durante a vida ativa, mas também da evolução económica e da demografia, permitindo a sustentabilidade do sistema de pensões.

Os valores demonstram que, em Portugal, o sistema da segurança social absorve uma parte muito significativa do salário (em comparação com outros países da União Europeia) e que o crescimento económico e a demografia porão em causa o atual sistema.  Em Portugal, os políticos continuam a fazer política e a utilizar o sistema de pensões para ganharem votos; na Suécia, os partidos juntaram-se e, no meio de muitas divergências, conseguiram encontrar uma solução para o problema da sustentabilidade do sistema de segurança social. É claro que a implementação de um sistema de segurança social que seja transparente e independentemente da vontade dos partidos retira aos políticos uma importante arma na luta pelos votos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: