Publicado por: J.Pinto | 2015/09/13

Plafonamento das pensões II


O período de campanha eleitoral não é o mais apropriado para discutir um assunto tão importante como o futuro da Segurança Social. Os partidos políticos, alguns por não quererem mexer num sistema que protege algumas classes sociais que lhes dão os votos (e por, ideologicamente, não quererem alterar o modelo existente), outros porque querem obter dividendos políticos, não estão dispostos a discutir lealmente o futuro do sistema da Segurança Social.

Já sabemos que há um desequilíbrio (défice) entre as receitas e as despesas da Segurança Social. As contribuições para a Segurança Social permitem pagar apenas cerca de metade das despesas do sistema. As restantes despesas são financiadas pelo Orçamento do Estado, pelo IVA adicional e por outras transferências para o sistema. Além disso, sabemos que o número de contribuições tende a baixar (ou estagnar, no curto prazo), enquanto o número de beneficiários (e despesa) tende a aumentar.

No futuro os governos serão obrigados a alterar o nível de receita e/ou de despesa do sistema, agravando contribuições (ou impostos) e/ou cortando pensões. Não há alternativa.

Penso que o sistema de Segurança Social é demasiando generoso para algumas classes sociais, uma vez que permite o pagamento de pensões muito superiores aos descontos efetuados para o sistema. Para proteger este tipo de pensões no presente, estamos a pôr em causa o pagamento de pensões no futuro. Não compreendo porque é que o sistema público de pensões há de pagar pensões superiores a 3 ou 4 mil euros…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: