Publicado por: J.Pinto | 2015/07/30

Plafonamento das pensões


Já ouvi vários políticos e jornalistas opinarem sobre o plafonamento da Segurança Social que o PSD e o CDS mencionaram no programa eleitoral. Apesar de terem apresentado a medida, os partidos da coligação não especificam como será feito o plafonamento nem a forma como vai ser financiado o sistema de Segurança Social, que perderá receitas necessárias para cobrir as atuais pensões.

Ao que parece, os partidos propõem um plafonamento horizontal (só para salários a partir de um determinado limite) em vez de um plafonamento vertical (aplicável a todos os trabalhadores). Independentemente da ideia que cada pessoa tem sobre o futuro do sistema de Segurança Social, penso que, neste momento, a sociedade portuguesa (em que se incluem os partidos) não está preparada para alterar o modelo de Segurança Social.

Os partidos políticos não estão preparados para perderem votos a favor da sustentabilidade futura do sistema de Segurança Social. Como disse Keynes um dia, a longo prazo estaremos todos mortos.

Além disso, os partidos políticos portugueses (incluindo muitos políticos dos partidos que apresentaram a proposta) gostam muito pouco da liberdade; têm medo que sejam as pessoas a decidir o que devem fazer com o seu dinheiro.

Os políticos sabem que há muita gente a receber pensões muito superiores aos descontos efetuados, mas recusam-se a alinhar o valor das pensões pelo valor dos descontos. Eles sabem que os que mais contribuem (as gerações que atualmente estão na idade ativa) serão os que menos recebem (em proporção do que descontaram), mas recusam-se a resolver o problema, uma vez que os interesses (pessoais, políticos…) se sobrepõem à resolução do problema.

Gostava de ser eu a decidir o que faço aos meus descontos (uma parte teria, obrigatoriamente, de financiar o sistema público de pensões), mas os políticos não estão dispostos a abdicar de um pouco de controlo para eu ter um pouco mais de liberdade.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: