Publicado por: J.Pinto | 2014/02/04

Opção pelo englobamento nos rendimentos prediais


Os sujeitos passivos que aufiram rendimentos prediais passam a ser tributados autonomamente à taxa de 28%. Assim, ao contrário do que acontecia até agora, os rendimentos prediais já não são somados aos restantes rendimentos para se apurar a taxa de incidência. Isto significa que os sujeitos passivos de parcos rendimentos que tenham casas arrendadas possam ter de entregar mais imposto ao Estado. No entanto, os beneficiários destes rendimentos podem optar pelo englobamento (estes rendimentos serão somados aos restantes rendimentos para se apurar a taxa, como acontecia até agora).

No caso de optar pelo englobamento, também terá de declarar outros rendimentos que estão sujeitos a taxas liberatórias, como é o caso dos juros provenientes de aplicações financeiras.  Não se esqueça que, se optar pelo englobamento, terá de pedir ao seu banco uma declaração que comprove os juros recebidos e o respetivo imposto pago.


Responses

  1. Tenho uma situacao que nao sei como esclarecer. Tenho uma casa arrendada na condicao de senhorio e um deposito a prazo que rendeu juros em 2013. Se eu nao colocar os dados deste DP na simulacao da-me uma valor de reembolso. Quando coloco os dados do DP, sobre os quais retive o que deveria ter sido retido, o reembolso desce alguns euros. Alguem consegue explicar o porque? Obrigado.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: