Publicado por: J.Pinto | 2013/08/24

Cada vez há menos pessoas a descontar para a Segurança Social


Nunca houve tão pouca gente a descontar para a Segurança Social

Este artigo ajuda a perceber porque é que é urgente fazer qualquer coisa para que o sistema da Segurança Social seja sustentável.  Se o número de reformados se aproxima a passos largos do número de contribuintes, a sustentabilidade do sistema está em risco. Aliás, atualmente a Segurança Social só é sustentável porque o Estado tem transferido muito dinheiro para o sistema – vejam o quadro que apresentei no último artigo.

Um trabalhador do regime normal desconta para a Segurança Social 11% do seu ordenado e a empresa desconta 23,75%. No total, a empresa entrega todos os meses à Segurança Social 34,75% das remunerações entregues ao trabalhador (de notar que nem todas as remunerações estão sujeitas a Segurança Social).

O Dinheiro Vivo quis saber qual é a opinião de um comunista e economista da CGTP, Eugénio Rosa, sobre o assunto. Qual é a solução? Muito simples, as empresas têm de contribuir ainda mais para a Segurança Social. Contribuir mais do dobro relativamente ao que contribuem os trabalhadores (os beneficiários do sistema) é pouquíssimo, temos de as obrigar a contribuir mais. É esta a sugestão do economista citado. Além desta medida (a principal), fica sempre bem dizer que é necessário reduzir a fraude e aumentar a eficácia na cobrança de dívidas.

Sobre a opinião do Eugénio Rosa ainda tenho a dizer mais umas coisas: uma pessoa que fala assim, de certeza que nunca teve de pagar um salário na vida; se as empresas descontassem para a Segurança Social tendo em conta o valor líquido em vez de descontarem sobre as remunerações, decerto que as contribuições até diminuiriam, seja através do escamoteamento de resultados, seja através do fecho de empresas – esta forma enraíza muito bem o pensamento comunista – distribuir os resultados das empresas pelo Estado, é ele que deve beneficiar do esforço e da criatividade dos outros.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: