Publicado por: J.Pinto | 2013/08/17

As contas da Segurança Social


Sem Título

Tenho visto muita gente defender, utilizando inclusive números, que a Segurança Social é sustentável como está. Nem é preciso cortar nas pensões nem é necessário aumentar as contribuições. As receitas chegam perfeitamente para pagar as despesas, sabendo que o saldo da Segurança Social até tem sido positivo (as receitas são superiores às despesas).

Se não for contada toda a verdade, até podemos crer que sim, o sistema da Segurança Social tem criado excedentes orçamentais. No entanto, se olharmos para as contas, por exemplo, da execução orçamental de 2012, a verdade é outra. As receitas das contribuições e quotizações rondaram os 13 000 milhões de euros em 2012 e as despesas correntes da Segurança Social suplantaram os 23 500 milhões de euros. Onde é que está o superávit orçamental?

Olhamos novamente para as contas e verificamos que o valor das receitas correntes excede os 24 000 milhões de euros. Se as receitas das contribuições e quotizações representam cerca de 13 000 milhões, de onde é quem vem a diferença? Dos nossos impostos, obviamente (existem outras rubricas, como as que são concedidas pelo Fundo Social Europeu, mas têm um peso reduzido). O Estado tem transferido cada vez mais dinheiro do Orçamento do Estado para o sistema da Segurança Social.

Resumindo, o sistema da Segurança Social será sustentável enquanto os nossos impostos o financiarem. Para se ter uma ideia, em 2012 o valor das contribuições pagas pelos trabalhadores e empresas não chegou sequer para pagar o valor das pensões de reforma. As restantes despesas (subsídio de desemprego, subsídio de doença, subsídio familiar a crianças e jovens, etc.) são financiadas pelos impostos e restantes rubricas.

Tabela copiada daqui.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: