Publicado por: J.Pinto | 2013/02/10

Os impostos que estamos dispostos a suportar


Os políticos e a nossa comunicação social têm infestado os telejornais com aquela história do corte dos quatro mil milhões de euros que o Governo está a preparar-se para fazer na despesa do Estado. A comunicação social tem dispensado muito tempo de antena aos que são contra o corte na despesa do Estado, ainda que alguns digam que concordam com o corte na despesa, mas de uma forma mais suave (na prática, significa que defendem o estado atual).

A comunicação social portuguesa, apesar do tempo destinado à veiculação de inúmeras reportagens sobre o tema, tem-se esquecido de perguntar aos pagadores de impostos se defendem ainda mais o aumento da tributação. A comunicação social tem-se esquecido de fazer reportagens sobre o desequilíbrio e a injustiça na repartição do esforço fiscal. Dando como exemplo o IRS, Portugal deve ser dos países onde tão poucos pagam tantos impostos. Há muita gente que não paga impostos em Portugal. Basta observar com atenção a distribuição das receitas fiscais de IRS para se perceber que são poucos os que pagam impostos em Portugal. No entanto, continuam a suportar as mordomias de alguns. São os mesmos pagadores de impostos que suportarão o enorme aumento de impostos que está previsto para 2013.

Muita gente continuará a não pagar; os outros, os que mais recebem e que mais direitos adquiridos têm continuarão a fazer greves e a insurgir-se contra o corte na despesa do Estado. Os défices orçamentais do Estado são muito superiores a quatro mil milhões de euros, mas os defensores do status quo já reclamam o corte de apenas quatro mil milhões.

Em vez de os políticos dizerem que são contra o corte de quatro mil milhões de euros, deveriam explicar quais são os impostos que se devem aumentar para que consigamos equilibrar as contas. A discussão pública deveria ser sobre o Estado que queremos e o montante de impostos que estamos dispostos a pagar.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: