Publicado por: J.Pinto | 2013/01/15

A ADSE


Depois de um elemento do Partido Socialista ter dito que defendia a extinção da ADSE gerou-se uma guerra de palavras entre o PSD e o próprio PS. O PS, pelo que percebi das suas intervenções veiculadas na comunicação social, veio desvincular-se das palavras proferidas dizendo que o partido é contra a extinção deste subsistema de proteção social.

Não vou comentar nem intrometer-me na azáfama política que os dois partidos decidiram criar. No entanto, refiro que, na minha opinião, não faz sentido que haja subsistemas pagos por todos em benefício de alguns. A ADSE não é sustentável. Ou seja, as receitas arrecadadas pela cobrança que é feita junto dos aderentes não chega para pagar todas despesas do sistema. Assim sendo, é claro que eu não posso concordar com a existência da ADSE nestes moldes.

Eu não tenho nada contra a criação de qualquer subsistema de proteção social, seja a favor de quem for, desde que não seja imposto aos outros o financiamento dos benefícios de alguns. É disto que se trata. Eu já fui funcionário público e por princípio moral decidi abdicar deste sistema.

A continuidade da ADSE significa que os portugueses continuarão a financiar com os seus impostos a saúde dos funcionários públicos. Se é verdade que os funcionários públicos também descontam para o Sistema da Segurança Social e com os seus impostos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), quando o Estado utilizar o dinheiro que é de todos na saúde de alguns está a beneficiar a parte em detrimento do todo.

Há quem defenda a ADSE dizendo que este subsistema diminui os custos do SNS e que a sua abolição faria aumentar os custos do SNS. Até faz sentido que isso seja verdade, mas não será menos verdade que o dinheiro que é gasto pelos beneficiários da ADSE nos serviços privados dará para pagar os mesmos serviços no SNS, a não ser que admitamos que os custos no sistema privado de saúde sejam mais baixos do que no sistema público. Mesmo assim, faria mais sentido que os defensores da ADSE defendessem uma maior utilização do sistema privado em vez do sistema público. Também não me parece que seja essa a posição dos defensores da ADSE.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: