Publicado por: J.Pinto | 2012/12/30

Meias-medidas


Os partidos políticos da oposição e os sindicatos têm-se desdobrado em múltiplas intervenções mostrando o seu desacordo sobre a repartição dos subsídios em duodécimos. A minha proposta é muito mais simples do que a apresentada pelo Governo, pelos partidos da oposição ou pelos sindicatos. Considero que, desde que antecipadamente comunicado aos trabalhadores, as empresas devem optar arbitrariamente pelo método que mais as beneficiarem.

Não percebo a razão de tanto alvoroço mediático; desde que os subsídios sejam pagos na sua totalidade, a forma de pagamento não é muito relevante. Como disse atrás, parto do princípio que as empresas tenham obrigatoriamente de comunicar antecipadamente aos seus colaboradores a forma como serão pagos os subsídios, não podendo posteriormente alterá-la.

Mais uma vez, como é costume na sociedade portuguesa, fala-se do acessório sem tocar no essencial. Se não houver diminuição no valor a receber, como espero que não haja, não há razão absolutamente nenhuma para tanta azáfama mediática.

Não concordo com a proposta do Governo, porque além de obrigar todas as empresas a pagar da mesma forma, não o faz para a totalidade dos subsídios, mas apenas para parte dos subsídios. Somos o país dos consensos, das medidas transexuais e das meias-medidas.

Se o governo considera que o pagamento completo dos subsídios origina enormes dificuldades às empresas, então faz sentido aliviar esse esforço, mas não deve meter todas as empresas no mesmo saco; há empresas cuja diluição dos subsídios facilitará enormemente os problemas de tesouraria; outras haverá em que não existe liquidez suficiente para pagar o duodécimo correspondente ao mês de janeiro. Apesar de ser uma medida que trata todas as empresas da mesma forma quando os problemas são distintos, obriga-as a aplicar estas regras já em janeiro.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: