Publicado por: J.Pinto | 2012/10/31

Poupe, por favor


Vivemos uma crise potenciada pelo sobreendividamento dos portugueses. Além de atualmente pouparmos pouco, os portugueses pouparam ainda menos nos últimos anos. Como sabemos, necessitamos de poupar para investir. Quando o investimento é feito à base de endividamento, a rentabilidade do mesmo é muito mais baixa, visto que é necessário repartir os lucros pelos credores.

Hoje é o dia mundial da poupança e é necessário incentivar os portugueses a poupar. Os portugueses têm de poupar não só porque é necessário haver dinheiro disponível para investir, mas também porque o valor das pensões de reforma será cada vez menos previsível. Não podemos ter dúvidas de que daqui a 20 ou 30 anos o valor e a forma como se acede à pensão de reforma serão completamente diferentes. Se não houver dinheiro para pagar reformas maiores, os portugueses terão reformas mais baixas, ao mesmo tempo que terão de se reformar mais tarde.

A demagogia é inimiga da estratégia. Não vale a pena dizer que há direitos adquiridos se não houver dinheiro para pagar os valores exigidos. Mais tarde ou mais cedo chegaremos à conclusão de que terá de haver uma alteração profunda no Sistema nacional da Segurança Social.


Responses

  1. Concordo inteiramente. Mas a questão é que, para muita famílias, começa a não haver dinheiro para comida, habitação, educação.. Para a reforma faltam anos – ou não – mas o urgente é já.

  2. Obrigado RP pelo seu comentário.

    Concordo consigo, muitos portugueses estão a ser severamente fustigados pelos impostos. No entanto, também compreende que a taxa de poupança dos portugueses diminuiu bastante nas últimas décadas.

    Relativamente à segurança social, todos sabemos que terá de haver uma transformação estrutural no sistema. A primeira medida deveria passar pelo plafonamento das pensões.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: