Publicado por: J.Pinto | 2012/07/26

Aumento do IMI sugerido pela OCDE


OCDE recomenda aumento de IMI em vez do IVA caso Portugal necessite de mais receitas

Os economistas da OCDE têm uma noção de equidade completamente diferente da minha. O IMI é um imposto mais equitativo do que o IVA? As pessoas que compram casa já pagaram IMT, agora terão de pagar mais IMI sobre o mesmo bem. Se querem mais equidade, então aumentem as taxas e diminuam as isenções do IMT.

Acontece que as receitas geradas com o aumento do IMT, até porque as pessoas compram poucas casas, não seriam suficientes para arrecadar o dinheiro necessário. É este o principal (e único?) objetivo do aumento do IMI perspetivado pela OCDE.

O economista da OCDE defende o aumento do IMI dizendo que são as pessoas com mais posses as donas das propriedades.  Se é verdade que as pessoas mais ricas têm mais propriedades, também é verdade que há muita gente que comprou casa e que não tem dinheiro para pagar o empréstimo ao banco, pelo que será ainda mais difícil suportar o aumento do IMI. Além disso, como tenho vindo a defender neste blogue, o IMI é o imposto mais injusto em Portugal, na medida em que o património e os rendimentos que originaram a compra do património já foram diversas vezes tributados.

Em vez do aumento do IMI (ou de outro impostos qualquer), a OCDE deveria sugerir a diminuição da despesa.


Responses

  1. Concordo plenamente, já era hora de atirarmos o peso morto que é o Estado deste barco que é Portugal – funcionava assim no tempo das descobertas, não é preciso ter 2 palmos de testa para perceber isto. Mas quem sofre são sempre os mesmos… nós.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: