Publicado por: J.Pinto | 2012/04/09

Saldo da Segurança Social


A sustentabilidade do Sistema da Segurança Social tem sido um dos temas mais vezes abordados neste blogue. Com as receitas a seguirem uma tendência de longo prazo de descida (basta observar o número decrescente de nascimentos, que se traduzirá num rácio de menos ativos por inativos) e as despesas a subirem sustentadamente, a sustentabilidade do Sistema de Segurança Social é cada vez mais incerta.

Notícias veiculadas recentemente na comunicação social dizem-nos que o saldo do Sistema de Segurança Social ficará aquém do esperado inicialmente, sendo justificado pelo aumento do número de desempregados e pela diminuição do emprego e, consequentemente, das contribuições. O problema retratado diz respeito, esperamos, a uma crise conjuntural (diminuição das receitas resultantes de menos contribuições e aumento dos subsídios atribuídos aos desempregados), mas o problema da insustentabilidade da Segurança Social é muito mais grave do que o problema conjuntural veiculado na comunicação social.

Houve uma reforma importante no tempo de José Sócrates, mas, como tenho vindo a admitir, não sei até que ponto é suficiente para manter sustentável o Sistema da Segurança Social. Dada a gravidade do problema e a sensibilidade que é necessário ter nestes casos, é necessário que se altere estruturalmente o Sistema. Não sei qual seria a poupança, mas a introdução de um limite máximo para as pensões, além de um fator de justiça, deveria ser um dos primeiros passos a dar.

Outras leituras:

Segurança Social perto do colapso


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: