Publicado por: J.Pinto | 2012/02/04

O dia de carnaval e a produtividade dos portugueses


A produtividade dos portugueses não irá aumentar com o aumento do número de horas de trabalho. Aliás, como já aqui referi, os portugueses já são dos povos europeus que mais horas trabalham. No entanto, a produtividade continua a ser das mais baixas da europa. A produtividade depende muito mais de decisões estratégicas de gestão do que da vontade dos trabalhadores.

Defendo a introdução de medidas que facilitem a competição entre as empresas e a adaptação dos recursos às necessidades das empresas. Uma empresa, para competir no mercado global, precisa de adaptar os seus recursos às suas necessidades. Esta opção de não conceder tolerância de ponto no dia carnaval não vai ao encontro da flexibilidade laboral.

O aumento do número de horas trabalhadas apenas irá fazer aumentar o número de peças produzidas. A nossa fragilidade está relacionada com a qualidade das peças produzidas e não tem nada a ver com a quantidade de peças produzidas.


Responses

  1. Nós, se tivéssemos verdadeiros empresários, teriamos uma produtividade muito melhor porque eles criariam as condições que não existem na maioria dos locais de laboraçao. Os nossos trabalhadores são dos melhores do mundo. Precisam é que as empresas tenham à sua frente gente capaz. Há muito que se diz que a maior parte dos nossos empresários não deveriam estar inscritos nas associações patronais mas talvez num sindicato qualquer dada a sua pequenês. E as pessoas têm razão em dizer isso. Aliás, o mau desempenho dos dirigentes até se sente na pouca capacidade de quem nos governa e com exemplos destes está tudo dito. Mas não acusem mais os trabalhadores. Dêem-lhe condições de trabalho e um salário justo que eles produzirão.

  2. Há bons e maus empresários, há bons e maus funcionários. Os nossos empresários e todos os que arrisquem têm o meu apoio.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: