Publicado por: J.Pinto | 2012/01/17

Economia paralela em Portugal


Uma notícia a que não podia passar ao lado. De acordo com um estudo da Faculdade de Economia da Faculdade do Porto, a economia paralela em Portugal, em 2010, representou cerca 25% do Produto Interno Bruto. Tenho muita dificuldade em perceber como é que se consegue calcular a economia paralela de um país. Se ela representa dados que não são registados oficialmente, como é que se pode dizer que 25% das operações realizadas em Portugal escapam à contabilização?

Partindo da definição, a economia paralela pode ter origem em atividades legais mas não declaradas oficialmente, ou em atividades ilícitas. Tanto uma como outra têm um denominador comum: fraude. A primeira visa o não pagamento de impostos, a segunda, apesar de também não ser tributada, configura uma atividade ilegal, razão pela qual não pode ser declarada.

Dos dados apresentados pelo estudo acima referido, destaco a tendência de subida da economia paralela em Portugal. Ou seja, a tendência é para que haja cada vez mais atividades não declaradas em Portugal. O aumento da carga fiscal sobre as famílias e as empresas é uma das causas da economia paralela, pelo menos no que respeita às atividades legais que não são declaradas.

O mesmo estudo indica que em Portugal a economia paralela é superior à média dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), que é menos de 20%.

A economia paralela traz consigo um sentimento de injustiça, não só pela concorrência desleal que representa, mas também pela iniquidade fiscal que origina. Ainda hoje, num dos canais de televisão (não me lembro qual), uma reportagem mostrava que as receitas fiscais da economia paralela chegavam para Portugal ter superávite orçamental.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: