Publicado por: J.Pinto | 2011/12/31

Alterações fiscais


O ano de 2012 ficará assinalado por muitas alterações fiscais. A subida da taxa do IVA em alguns produtos e serviços, o aumento do IMI, via atualização do Valor Patrimonial Tributário, a eliminação/redução de algumas deduções fiscais em sede de IRS, a eliminação da taxa reduzida de IRC, entre outras alterações fiscais, farão aumentar significativamente a carga fiscal.

Falta saber se a subida da carga fiscal terá uma repercussão significativa nas receitas fiscais ou se, pelo contrário, já foi atingido o valor da carga fiscal que proporciona receitas máximas.

Outras leituras:

Vem aí um choque fiscal

Anúncios

Responses

  1. Boa noite! Peço um esclarecimento por favor. No IRS, os dependentes têm um limite máximo de idade. Tenho um filho com 24 anos (faz 25 anos a 29 DEZEMBRO 2012) que ainda está a estudar na Universidade ( Doutoramento) e não tem rendimentos alguns.
    – A partir de que idade… deixo de o poder indicar, englobado na m/ declaração mod.3, para efeito de dedução de despesas de educação, saúde e nas Deduções à colecta?
    Cumprimentos.

  2. Bom dia Montevo,

    Como o seu filho tem até 25 anos (o que conta é a data de 31 de dezembro de cada ano) e estuda em ano superior ao 11.º ano, desde que não tenha auferido pelo menos o valor do SMN anual, poderá incluir o seu agregado familiar como dependente.

    Para o ano (rendimentos de 2012) ainda poderá incluir o seu filho como dependente, desde que ela continua a estudar e não tenha rendimentos iguais ou superiores ao SMN anual.

    Depois dos 25 anos, o seu filho terá de entregar a sua própria declaração.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: