Publicado por: J.Pinto | 2011/12/19

Poupança e as reformas


Já não tenho mais palavras para designar a estratégia seguida pelos vários Governos nas últimas décadas. Estamos endividados, Portugal apresenta uma taxa de poupança das mais baixas das últimas décadas e surgem cada vez mais apelos para que os portugueses poupem mais. Não esquecer que as palavras dos membros do Governo nos últimos dias são desencorajadoras, apesar de verdadeiras: as pensões serão muito mais baixas nas próximas décadas e é necessário baixar o teto das pensões. Relativamente ao último ponto, há muito que defendo uma limitação do valor máximo a atribuir aos pensionistas do sistema público de pensões. O futuro, nesta área, há muito que está delineado. Os factos, por muita composição estética que possam ser alvo, acabam sempre por impor-se.

Se o Estado no futuro não puder (não irá poder) pagar aos futuros pensionistas os mesmos valores que paga agora, só nos resta uma saída: poupar mais a partir de agora. Acontece que os portugueses continuam a descontar exageradamente para um sistema público de pensões que não lhes assegurará um mínimo de subsistência no futuro. Como consequência, os portugueses continuarão a não ter margem nem possibilidade de descontar para outros sistemas, bem mais seguros e com mais garantias do que o atual.

Do ponto de vista financeiro, a fraca poupança dos portugueses ajudou-nos a chegar até aqui. É urgente incentivar a poupança. As medidas adotadas, infelizmente, não fazem parte de uma estratégia global (será que existe?). O recente aumento da taxa liberatória aplicado aos rendimentos de aplicações financeiras é paradigmático. Se, por um lado, se diz às pessoas que no futuro não terão direito a uma reforma digna, por outro lado impõe-se uma taxa de imposto maior aos rendimentos das aplicações financeiras, desincentivando a poupança.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: