Publicado por: J.Pinto | 2011/07/09

A fiscalidade e a atracção de investimento


Ainda ontem li uma revista da especialidade em que o autor de determinado artigo fazia a apologia da fiscalidade como um factor determinante na atracção de comércio e investimento estrangeiro. Neste blogue, por variadas vezes, tenho defendido o mesmo. Eu, certamente, defendo que a fiscalidade é um dos factores que influencia fortemente todo o investimento, não só o estrangeiro.  No entanto, a minha visão talvez não seja igual à de muitos outros.

Muitos autores têm defendido uma harmonização fiscal dentro da União Europeia. Os mesmos que defendem que a fiscalidade pode ser utilizada por um país como um factor de vantagem competitiva em relação aos outros países, dizem que todos os países-membros da União Europeia deveriam ter o mesmo nível de fiscalidade. Certamente serão os mesmos que defendiam e defendem o euro em vez de moeda própria. Para que não haja dúvidas, sempre defendi a moeda única.

Voltando ao assunto da harmonização fiscal a nível europeu, sei que não será fácil conseguí-la, mas também tenho muitas dúvidas acerca das suas vantagens. Portugal, como os outros países, tem ao seu dispor mais um instrumento de atracção de investimento, seja ele nacional ou estrangeiro. A fiscalidade, mais propriamente a baixa fiscalidade, pode ser usada por Portugal como um factor de atracção de investimento. Possivelmente muitas pessoas já pensaram nisto, mas poucas souberam fazer o que é necessário para baixar impostos. Muito simples: o Estado não pode continuar a absorver, em cada ano, metade da riqueza criada pelo país. Tem de poupar, tem de diminuir despesa corrente, não pode continuar a investir dinheiro em obras que não servem para nada, tem de incentivar o investimento privado, tem facilitar a vida a quem quer investir.  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: