Publicado por: J.Pinto | 2011/06/30

Privatização da RTP


No que concerne à privatização da RTP o programa do Governo não é claro. Apesar de apontar para a privatização, a data da sua concretização não está definida. Paes do Amaral e Pinto Balsemão já mostraram que são contra a privatização da RTP. Nem parece que estamos a falar de dois empresários que deveriam defender a iniciativa privada e a economia de mercado. Aliás, a TVI e a SIC existem como canais generalistas privados porque alguém decidiu abrir esta área à iniciativa privada.

A liberdade económica, segundo estes senhores, afinal não deve ser levada a sério. O proteccionismo estatal deve continuar, pelo menos naquela área. Defendo a liberdade económica. Quando alguém diz que não há espaço para três, quatro ou vinte canais, está a tentar substituir-se aos cidadãos (clientes). Os cidadãos portugueses é que têm o direito de decidir se há ou não espaço para três canais generalistas privados. Deixem o mercado funcionar e privatizem a RTP (ou parte dela). É o mercado que decide se há ou não condições para novas empresas têxteis; é o mercado que decide se há ou não espaço para novas empresas de calçado; é o mercado que decide se há ou não lugar para a abertura de novos cafés e restaurantes.

Para além disso, a situação financeira actual não permite que Portugal continue a gastar dinheiro que não tem em coisas que não são essenciais. A taxa de contribuição audiovisual paga pelos portugueses não se coaduna com a qualidade dos serviços prestados. Para além desta taxa, uma parte dos impostos pagos pelos portugueses também é desviada para o financiamento da RTP. 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: