Publicado por: J.Pinto | 2011/06/23

A contabilidade e o regime de caixa


A contabilidade pode ser entendida como uma ciência que tem como objectivo auxiliar a gestão de uma qualquer entidade (empresa, Estado, etc.). É, por assim dizer, um sistema de informação para a gestão. Mais do que registar/relatar factos passados, a Contabilidade deve contribuir para a formulação de estratégias futuras.

Do ponto de vista da gestão, a informação que consta na Contabilidade só tem valor se for verdadeira, se estiver acessível em tempo útil e se for utilizada para antecipar cenários e definir estratégias.

Conforme evoluiu a sociedade e a economia, também a Contabilidade foi alterando e adaptando as suas regras à nova realidade. Há, no entanto, sectores da nossa sociedade que continuam a utilizar os modelos mais antigos da Contabilidade. A forma como registam os factos passados não está de acordo com a sociedade actual. O Estado, por exemplo, continua a divulgar as contas pelo regime de caixa. Assim, apenas contam para o apuramento do défice as despesas efectivamente pagas e as receitas efectivamente recebidas. O adiamento de despesas ou a antecipação de receitas desvirtuam completamente as contas relatadas.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: