Publicado por: J.Pinto | 2011/06/09

Ministério das Finanças comunica novo ataque de “phishing”


Os utilizadores do Portal das Finanças voltaram a ser alvo de um ataque de “phishing” que pode comprometer as informações dos utilizadores e a segurança dos computadores pessoais.

Em comunicado, as Finanças explicam que o ataque consiste no envio de mensagens de e-mail que simulam “comunicações da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI)”. No conteúdo é disponibilizado um “link” que parece remeter para o Portal da Finanças, contudo “a ligação é efectuada para outro domínio”.

Um ataque idêntico ocorreu no mês de Maio e já na altura o Ministério das Finanças aconselhou prudência na recepção de tais mensagens, recomendando ao utilizador a eliminação imediata da mesma, pois “caso assim não proceda, corre o risco de a sua informação pessoal e confidencial poder ser acedida por terceiros com intenções criminosas”.

O gabinete do ministro de Estado e das Finanças lembra ainda que as mensagens do Ministério apresentam “sempre o nome completo e o número de identificação fiscal – NIF – dos destinatários. A DGCI não envia nunca mensagens de correio electrónico genéricas e sem aquela identificação. O nome e o NIF que são enviados nas mensagens de e-mail são sempre exactamente iguais aos que constam do cartão do contribuinte (ou do cartão do cidadão)”.

Fonte: negócios.pt

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: