Publicado por: J.Pinto | 2011/05/21

Debate José Sócrates vs Passos Coelho


Ontem assistimos a um debate entre José Sócrates e Passos Coelho, ambos candidatos às eleições legislativas do próximo dia 05 de Junho. José Sócrates, em termos comunicacionais, é um indivíduo muito mais trabalhado do que Passos Coelho. Não vi o debate na íntegra, mas pelas reacções dos diversos comentadores políticos, houve, no mínimo, um empate, no limite com vantagem para Passos Coelho. Se calhar as expectativas criadas em volta de José Sócrates eram bem mais elevadas, enquanto as expectativas em relação ao Passos Coelho não eram tão elevadas. Por isso, penso eu, grande parte dos comentadores admitiu que Passos Coelho foi o vencedor do debate.

Pelo que vi da entrevista, quem perdeu claramente foram os portugueses. Os políticos continuam a não querer contar a verdade ao país. Por exemplo, em termos de impostos o que irá mexer? Foram opacos nas soluções que defendem. No que se refere à Taxa Social Única, a acreditar pelas notícias que vou lendo nos diversos meios de comunicação, ela terá mesmo de baixar, mas qualquer dos dois partidos se tem abstido de se pronunciar claramente qual é a contrapartida desta descida, em termos de receitas. Uma coisa deu para entender: PSD está mesmo apostado em baixar a TSU e o PS ainda vai estudar, mas sabe-se que vai ter que a descer à mesma.

Relativamente aos impostos (IRS, IRC, IVA, etc.) não vi qualquer proposta debatida. Toda a gente sabe que a carga fiscal, seja um ou outro partido que ganhe, irá aumentar, mas ninguém o quer dizer.

Anúncios

Responses

  1. Aqui estou totalmente de acordo.

    Vi na íntegra o debate (?). Ainda não consigo alhear-me (às vezes bem que era preciso) mas “aquilo” não era para mostrar os programas do PS e do PSD. Há falta de bons lideres e também falta de ideologia. Parece que nos estão a tratar como totós e para eles o que estava em causa ali era ver quem passava a melhor rasteira!

    Os opinadores –
    Uns olham para as mãos, outros para o franzir de testa, outros para o tom de voz………Não quer dizer que estas coisas não interessem, mas os dois candidatos deviam explicar ao país como vamos sair desta situação. Seriamente….Mas parece que a seriedade não ganha eleições!!!

    Quanto à TSU é inevitável que seja reduzida, aliás está escrito pelo FMI – redução significativa, e todos aceitaram. Portanto, o PS não pode esconder e o PSD também ainda não estudou bem a lição (4%, porquê?). O PSD devia dizer também como vãi “arranjar” dinheiro para as pensões……………….E tantas outras coisas nos deviam dizer!!

    Para já, o que vou fazer assim que tiver tempo, é ler o acordo com o FMI porque em campanha parece que só se vão vender ilusões!

  2. Boa noite Memr,

    Relativamente à campanha eleitoral, é verdade que daquilo que interessa muito, pouco se há-de discutir…. são os políticos que temos.

    No que concerne à TSU também partilho da sua opinião. Se a descida está inscrita no memorando da tróica, se os partidos do arco da governação assinaram a aceitarem por que razão não o dizem ao país? Aqui neste blogue tenho defendido que a descida da TSU é positiva, mas temo que seja uma mera medida sem sequência…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: