Publicado por: J.Pinto | 2011/05/11

Aumento de impostos e as legislativas


O debate para as eleições legislativas que se avizinham tem sido profícuo em assuntos fiscais. Depois das medidas impostas pela tróica, os diferentes partidos têm utilizado os impostos como arma de arremesso. Não sei até que ponto é possível ao futuro governo alterar significativamente as medidas que constam do memorando de entendimento da tróica.

Um dos temas mais badalados dos últimos dias prende-se com a diminuição da taxa social única (TSU), relativa à parte paga pela entidade patronal. Pelo que tenho percebido das notícias que passam na comunicação social, nem todos os partidos têm assumido esta descida da TSU como irreversível. Para colmatar a descida da TSU, em termos de receitas para o Estado, o aumento do IVA e/ou de outros impostos, segundo as informações veiculadas na comunicação social, afigura-se como o cenário mais provável.

A nossa carga fiscal já é bastante elevada e, a não ser que nos seja imposto pela tróica, deveríamos utilizar a descida na TSU para diminuir a despesa em vez de aumentarmos a receita. Se queremos pensar um bocadinho no médio/longo prazo, seria bom que começássemos a diminuir a despesa corrente a sério. Não vejo outra alternativa…  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: