Publicado por: J.Pinto | 2011/05/02

IRS: Fisco penaliza casados


Na hora de pagar o IRS, os casados podem ser penalizados em cerca de 800 euros em relação às uniões de facto. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco), numa altura em que se inicia a entrega da declaração para os trabalhadores independentes, avança o Correio da Manhã.

A explicação é simples: as uniões de facto podem optar pela entrega de declarações individuais. A Deco diz ainda que à excepção das situações em que os rendimentos do casal são muito diferentes, não há vantagem em os unidos de facto entregarem declaração conjunta para efeitos de IRS.

Outra diferença ocorre com a dedução da despesa com a compra de casa. O limite de dedução é de 519 euros para todos os casos, no entanto, na entrega conjunta usufrui-se da dedução apenas uma vez. No caso da declaração individual, a mesma despesa pode ser apresentada pelos dois em separado, ou seja, duplica a dedução.

Fonte: Jornal I

Comentário: Um problema fácil de resolver – o regime aplicado aos “unidos de facto” teria de ser o mesmo dos “casados” ou vice-versa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: