Publicado por: J.Pinto | 2011/03/17

Os impostos e a atração de investimento


Se há ideia que tem sido difundida neste blog, é a de que a carga fiscal sobre as famílias e as empresas tem de ser baixa e o sistema fiscal tem de ser mais simples. É a única forma de os impostos poderem interferir positivamente na economia. 

A estratégia empresarial não se pode basear nem desculpabilizar nos impostos. Deles não deve depender a sustentabilidade de uma empresa. Essa diz respeito apenas à estratégia seguida pela empresa, às opções por ela tomadas.

Os impostos são apenas um dos inúmeros factores que influenciam as empresas, principalmente na atracção de investimento. Os investidores preferem países mais atrativos. A atratividade de investimento, seja nacional ou estrangeiro, depende de inúmeros factores: qualificação de pessoal de acordo com as necessidades empresariais, sistema de saúde, sistema de justiça, simplicidade e eficácia de processos (pouca burocracia), impostos, etc.

A Irlanda vive tempos tumultuosos. Depois de vários anos de crescimento, tendo-se tornado um case study relativamente ao modelo económico seguido, por via das opções estratégicas dos seus bancos viu-se, de repente, envolvida numa grave crise financeira. Mesmo depois da intervenção externa naquele país, a Irlanda não cede no aumento da taxa de imposto sobre as empresas (a Irlanda continua a ser o país da União Europeia com a taxa de imposto sobre as empresas mais baixa). Para a Irlanda, uma taxa de imposto baixa continua a fazer sentido na atração de investimento.  

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: