Publicado por: J.Pinto | 2011/03/01

Descapitalização


Há muito tempo que, nos meandros das minhas conversas particulares com alguns amigos, destaco a necessidade de os bancos se capitalizarem um pouco mais. Os bancos têm sido, nos últimos tempos, das empresas que mais lucros têm gerado e distribuído. Um pouco mais de contenção na distribuição de lucros teria sido positiva, até porque este ano os bancos decidiram, por imposição do mercado, não distribuir lucros.

A actividade bancária é, talvez, a actividade que mais necessita de confiança. Um banco se não tiver a confiança dos mercados e dos clientes terá de fechar. O mercado e os clientes necessitam de confiar nos bancos para que lhes emprestem dinheiro. O mesmo acontece com os restantes credores. Nesta altura, porque os bancos não manifestam para o mercado a confiança exigida, decidiram engrossar a quantidade de capitais próprios, como forma de dar confiança a todo o mercado.

O apelo para que seja reforçado o capital próprio dos bancos tem vindo de vários quadrantes da nossa sociedade (desde o Banco de Portugal até ao Governo). O reforço de capitais traria, sem sombra de dúvida, mais confiança aos mercados. Ainda relativamente a este tema, pode consultar aqui a minha opinião acerca da tributação dos capitais investidos e do seu efeito fiscal.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: