Publicado por: J.Pinto | 2011/02/05

Número de Contribuinte dos dependentes


Esta obrigação é no entanto nova apenas para quem apresenta declarações em papel, pois na declaração electrónica já havia um campo de preenchimento obrigatório com estas informações, segundo o Diário de Notícias de hoje. No entanto, deverá fazer com que muitos portugueses tenham de pedir números de contribuinte para os filhos nos próximos meses, para poderem cumprir esta nova obrigação.

A par desta novidade, que decorre da Lei do Orçamento para 2011, conforme explicou ao PÚBLICO o Ministério das Finanças, os contribuintes têm também, nos termos da mesma lei, de identificar os seus dependentes nas facturas que envolvam despesas que a eles digam respeitam e que queiram deduzir em IRS, sem que aqui tenha de figurar o respectivo número de contribuinte.

O PÚBLICO tentou saber junto das Finanças como são os procedimentos para a correcta identificação nas facturas, e a partir de que momento eles são obrigatórios, mas ainda aguarda resposta.

O Ministério das Finanças disse que esse procedimento é já seguido pela administração na “análise das provas documentais associadas a despesas invocadas pelos contribuintes nas suas declarações fiscais”, mas não disse em que medida os contribuintes estarão a par dessa exigência e se se trata de um procedimento de controlo posterior ou realizado no momento de entrega da declaração.

Fonte: Jornal Público

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: