Publicado por: J.Pinto | 2010/11/01

Poupança e “educação financeira”


Ontem foi o dia mundial da poupança. Neste blog, tenho, por variadas vezes, aludido à necessidade de poupar. Fossem os Portugueses mais poupados e a situação actual de crise financeira seria muito mais branda e menos onerosa para os nossos bolsos. Uma das razões mais profundas da nossa crise está no défice de poupança dos portugueses. Em sentido inverso, consumimos demais e, para tal, recorremos demasiado ao financiamento externo. Os credores, olhando para a nossa incapacidade de gerar receitas futuras suficientes para pagar a dívida, cobram-nos juros mais altos pelo financiamento. Neste último parágrafo estão reunidas as três principais causas desta crise que afecta Portugal: fraco crescimento económico, elevado endividamento externo e fraca poupança.

É necessário incutir nos Portugueses a necessidade de poupar. Fiscalmente, a poupança deve ser incentivada através de benefícios fiscais/desagravamento da carga fiscal nas aplicações financeiras. Para além disso, o futuro trará aos Portugueses menos garantias sociais. Por isso, a necessidade de poupar, de precaver o futuro torna-se ainda mais urgente. Esta crise deveria servir para que todos nós, Estado e privados, reflectíssemos sobre esta mudança de mentalidades. Grande parte do sobre endividamento das famílias provém de um enorme grau de iliteracia financeira. São muitas as pessoas que têm pouquíssimos/nenhuns conhecimentos sobre termos e produtos financeiros.

A introdução, no sistema obrigatório de educação, de uma disciplina de “educação financeira” torna-se premente. As nossas crianças necessitam de ter mais conhecimentos que os pais acerca desta matéria. Numa sociedade cada vez mais consumista, as nossas crianças se não forem devidamente formadas e consciencializadas dos perigos do sobre endividamento terão um futuro ainda mais negro do que os pais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: