Publicado por: J.Pinto | 2010/08/19

Competitividade


Milagre do pleno emprego no concelho de Alvite

Apesar da raridade (pleno emprego), o objectivo deste post não é falar deste milagre (note-se, no entanto, que estamos a falar de um pequeno concelho onde é mais fácil atingir o pleno emprego).

Da notícia, destaco este excerto: “E assim os cerca de 40 desempregados que estavam registados no concelho “foram encaminhados pelo nosso gabinete”, refere o vice-presidente, para ocupar postos de trabalhos sazonais, boa parte deles na exploração de Vale da Rosa, que produz uva de mesa sem grainha que é exportada para Inglaterra”.

Numa altura em que falamos de falta de competitividade das empresas portuguesas, algumas conseguem diferenciar-se e ganhar vantagem competitiva através da diferenciação. Numa empresa deste tipo, o mais provável seria a dedicação à produção vinícola, no entanto, esta empresa decidiu diferenciar-se e vender o que os clientes necessitam/desejam – uvas de qualidade, com óptimo saber e sem grainha.

É um exemplo que pode ser aproveitado por muitas outras empresas, deste e de outros sectores económicos. A diferenciação é a base para uma boa estratégia, especialmente numa área – agrícola – onde sabemos que, por variadas razões, nos é impossível concorrer pelo preço com outras empresas.  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: