Publicado por: J.Pinto | 2010/08/14

Contas do 2º trimestre divulgadas pelo INE


Hoje foi divulgada pelo INE uma estimativa rápida relativa às contas trimestrais (2º trimestre) da economia portuguesa. Jornalistas, economistas e políticos prontificaram-se, desde logo, a comentar o estado da economia. Como costume, os partidos da oposição bateram no governo, houve até quem falou em estagnação, e o partido do Governo, com José Sócrates ao leme, congratulou-se com a situação das contas públicas. Afinal em que ficamos? Visto do sofá, os portugueses, mais do que nunca, hesitam em acreditar em quem quer que seja.

Todos sabemos que as finanças públicas atravessam um momento angustiante e que precisamos de crescer muito mais para que consigamos sair desta situação com o menor número de estilhaços possível. Por isso, estes números têm que ser melhorados no futuro. Serão suficientes para ter expectativas positivas, como diz o nosso primeiro-ministro? Atendendo à conjuntura, tivemos maus, bons ou aceitáveis resultados? Como vêem as opiniões dividem-se…

Relativamente aos dados, duas ilações podemos retirar: O governo tem razão quando diz que o crescimento (homólogo) está a superar as suas expectativas. Na realidade, continuamos com um crescimento homólogo bastante positivo. Só tenho duvidas que consigamos manter um crescimento de 1,4% em termos homólogos. Aliás, este crescimento era de 1,8% no trimestre anterior.

Os partidos da oposição resolveram agarrar-se aos números em cadeia. Neste sentido, também é verdade que neste trimestre, quando comparado com o anterior, Portugal apenas cresceu 0,2%. Significa isto que o ritmo do nosso crescimento está a abrandar. Trata-se da velha situação do copo “meio cheio ou meio vazio”.

A publicação do INE pode ser consultada aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: