Publicado por: J.Pinto | 2010/08/10

UE: Alemanha rejeita cobrança de impostos a nível europeu


O governo alemão rejeitou hoje os planos da Comissão Europeia para introduzir impostos próprios a nível comunitário, lembrando que o acordo de coligação entre democratas cristão e liberais põe de parte esta hipótese.

O executivo de Angela Merkel reagia assim a declarações do comissário europeu do orçamernto, Janusz Lewandowski, publicadas hoje no matutino Financial Times Deutschland, a defender uma tributação a nível europeu.

Lewandowski anunciou na entrevista que, em setembro, a Comissão Europeia vai propor aos Estados-membros a cobrança de impostos diretos.

O porta-voz do governo alemão lembrou, no entanto, que a maioria dos países membros que pagam mais para os cofres comunitários do que recebem de Bruxelas rejeitaram já uma tal proposta.

As reservas dos contribuintes líquidos da UE “dirigem-se contra a cobrança de impostos a nível europeu, e não contra determinado tipo de impostos”, sublinhou a mesma fonte.

De acordo com Lewandowski, a UE podia começar a cobrar um imposto sobre o tráfego aéreo, ou um imposto sobre transações financeiras, que tem sido exigido pela França e pela Alemanha.

Além disso, a Comissão vai sugerir também que sejam transferidas para Bruxelas as verbas a obter com o planeado leilão de direitos de emissões de dióxido de carbono, adiantou ainda o comissário polaco.

Confrontado com as reservas dos Estados-membros em relação a tais planos, Lewandowski alegou as restrições nos orçamentos nacionais contribuíram para uma mudança de atitude de algumas capitais europeias.

“Muitos países querem aliviar a carga orçamental e abre-se assim a porta à obtenção de receitas a nível europeu que não têm de ser reclamadas pelos ministros das finanças no plano nacional”, afirmou o comissário do orçamento.

Fonte: Diário Digital

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: