Publicado por: J.Pinto | 2010/08/06

Oferta de emprego por preencher e o desemprego


Tenho assistido nos últimos dias a um corrupio de notícias que dão conta de ofertas de emprego por preencher. Algumas dessas ofertas situam-se precisamente em zonas onde a taxa de desemprego supera a média nacional. São vários os factores que deverão estar na base desta e de outras notícias. A oferta de remunerações baixas. Não sei se é o caso, mas a acreditar no que aqui é dito, trata-se de uma empresa que cria valor, que não necessita de pagar salários miseráveis para conseguir ganhar competitividade. Não conheço a empresa, mas a ser mesmo assim, é deplorável o caminho que esta gestão leva (abordarei proximamente a questão da gestão das nossas empresas).

Mesmo não sendo o caso, continuo a defender que as regras da atribuição do subsídio de desemprego têm que ser mais intransigentes. Não obstante as recentes medidas introduzidas pelo governo, o subsídio de desemprego deve servir apenas para quem ficou sem emprego e não consegue arranjar trabalho.

Na realidade, o subsídio de desemprego serve como refúgio para muitos que não querem mesmo trabalhar. Alguém me consegue explicar como é que uma pessoa que ganha 800 euros do seu trabalho tem que descontar para a Segurança Social e IRS e uma pessoa que receba 1000 euros de subsídio de desemprego não tem que efectuar qualquer desconto? Sei que uma resposta possível é a de que o subsídio de desemprego tem uma taxa de cobertura de apenas 65% do salário bruto, no máximo de 75% do valor líquido, não devendo, neste caso ser ainda objecto de redução através dos descontos. Não concordo. Lembremos que o subsídio de desemprego não tem que ser igual (e não é) ao salário do trabalhador quando este está no activo.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: