Publicado por: J.Pinto | 2010/05/08

Contas das Administrações Públicas


    Fonte: http://www.gpeari.min-financas.pt/analise-economica/estatisticas/estatisticas-das-financas-publicas/Financas-Publicas-Portugal-02Fev2010.pdf

Neste quadro podemos verificar a evolução das contas das Administrações Públicas nos últimos anos. Fazendo uma análise às mesmas, verificamos que a despesa total tem uma linha ascendente, notando-se, no entanto, um decréscimo significativo de 2005 para 2006, ano em que estava a ser feito um esforço de consolidação orçamental, entretanto interrompido pela crise que assolou o mundo (em 2006 e 2007 quer a despesas de capital quer as despesas correntes tiveram um decréscimo – apenas a diminuição das despesas de correntes é de salutar). Nos anos seguintes invertemos esta tendência, pelo que a despesa total (e o conjunto das parcelas) retomou a linha ascendente.

Da mesma forma, a receita fiscal aumentou nos anos 2006 e 2007, devendo-se este crescimento a um melhor funcionamento da máquina fiscal no que concerne à sua eficácia e eficiência na cobrança de impostos. Este período coincidiu com um melhoramento da nossa economia, fazendo assim com que as receitas fiscais aumentassem. Nos anos seguintes, devido à crise e consequente degradação económica, a receita fiscal diminui o seu peso no total do PIB.

Pelos dados acima reproduzidos e analisados, facilmente percebemos a razão do défice orçamental. Podemos constatar que o futuro passará inevitavelmente pelo aumento das receitas fiscais e consequente diminuição das despesas, particularmente as despesas correntes.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: