Publicado por: J.Pinto | 2010/04/30

Crise e consequências


As opções estavam consignadas a duas: aumento dos impostos ou redução da despesa. Trata-se de uma crise grave das contas públicas Helénicas e as duas medidas são necessárias.

A Grécia prepara-se, segundo a imprensa, para subir alguns dos seus impostos em valores nada normais. O IVA foi recentemente aumentado em dois percentuais (de 19 para 21%) e será outra vez aumentado, em dois ou quatro pontos percentuais.

Todos sabemos, durante largos anos as famílias, empresas e os Estados andaram a viver acima das suas possibilidades. As medidas que estavam previstas no PEC foram amplamente ultrapassadas (dívida até 60% do PIB e défice acima dos 3%). Este estilo de vida, estava há muito previsto, era insuportável e a grande causa desta crise está descortinada: o endividamento. Todos os países europeus, na sua medida, se dispõem a reduzir o seu défice, mas a dívida continuará a aumentar. Não tenhamos ilusões, uma descida do défice para o tão proletariado 3% é insuficiente. Um défice de 3% aumenta ainda mais a dívida, pelo que os países com défice continuarão a ter necessidades de financiamento e a verem a sua dívida a aumentar. Acresce que a esta crise financeira, continua a verificar-se uma enorme crise económica nos variados países que compõem a União Europeia. Em alguns destes países a crise económica é estrutural e não se resolve de um dia para o outro. Tudo isto, para dizer que se não houver crescimento económico visível (sempre acima dos 2 ou 3%), apesar destas medidas de curto prazo, outras crises financeiras se sucederão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: