Publicado por: J.Pinto | 2010/04/16

Rumores


Os rumores que Portugal pode ser o próximo alvo dos mercados financeiros tem corrido muita tinta. A Grécia, mesmo depois de ter visto assegurado um empréstimo da Europa em caso de crise, continua a ter dificuldades em se financiar. As taxas de juro associadas ao financiamento helénico continuam a ser demasiado elevadas.

Há quem preconize que esta pressão dos especuladores e financiadores contra a Grécia até são boas para Portugal: enquanto se entretêm com eles não se lembram de nós. Por outro lado, são constantes os alertas de alguns economistas internacionais à situação também preocupante de Portugal. Apesar de reconhecer que no médio/longo prazo, se nada na nossa estrutura económica mudar, a situação não será boa, neste momento é falacioso comparar a situação das contas nacionais com as da Grécia.

Não obstante a melhor situação financeira, os dados económicos não são bons e indiciam repercussões nas contas públicas se a nossa economia não der a tal pirueta que há muito se espera. O pior disto tudo, é que a economia não inverte por um simples toque de magia e não vejo medidas que possam dar a volta a este cenário demasiado negro…

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: