Publicado por: J.Pinto | 2010/04/16

A dívida


A situação financeira de alguns países da Zona Euro é má. Os restantes países estão preocupados com o desequilíbrio das contas daqueles países, pois a moeda é a mesma e uma desconfiança generalizada no Euro provoca um desvalorização e uma descrença para com esta moeda.

A razão principal desta crise, que alastra a Europa em proporções mais elevadas do que outros países é o descontrolo das contas públicas, falando-se, inclusive, em bancarrota de alguns deles. Não é a primeira vez que se diz que uma das soluções pode passar pela saída do Euro.

Os países em pior situação financeira têm visto o custo com a sua dívida a aumentar. Ora, esta é exactamente a principal razão de toda esta descrença dos mercados: a dívida (a exagerada dívida).

Como proveniente de uma família de valores, sempre me alertaram para o perigo do crédito. Hoje o crédito não só é um recurso corrente das famílias, das empresas e até o próprio Estado recorre a ele de uma forma descomunal. Temos que dizer que uma família, uma empresa ou um Estado que não se endividasse muito acima do racional não estaria nesta corda bamba.

O endividamento é assim a principal razão de toda esta crise das contas públicas. Os países de hoje não se desenvolvem nem crescem sem o recurso ao tão famigerado endividamento. Estamos na dependência dos credores. Eles é que ditarão o nosso futuro.

Valerá a pena pensar neste modelo de desenvolvimento…

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: