Publicado por: J.Pinto | 2010/04/09

O Senhor Gastador e o Senhor Poupado


Imaginamos dois Senhores: o Senhor Poupado e o Senhor Gastador. Pelo meio há um Banco que empresa dinheiro aos dois, quando estes necessitam.

O Senhor Poupado não vive de luxúrias; ganha pouco mas governa-se com o que tem, tendo apenas acedido ao citado banco para fazer um empréstimo para comprar a sua própria casa – objectivo primário de qualquer indivíduo. Apesar das dificuldades financeiras, estamos em tempo de crise e o seu Patrão já não aumenta o ordenado há 5 anos, o Senhor Poupado lá vai conseguindo pagar o empréstimo à habitação.

Pelo contrário, não obstante ter um rendimento superior ao Senhor Poupado, o Senhor Gastador, para além do empréstimo à habitação, tem mais três empréstimos ao consumo (um para comprar electrodomésticos, um para a compra de automóvel e um terceiro para passar férias). Esta crise veio baralhar um pouco os planos do Senhor Gastador; por várias vezes teve de renegociar a dívida junto do banco. Mesmo depois de ter sido renegociada a dívida, o Senhor Gastador não tem dinheiro suficiente para pagar os seus empréstimos e ainda para as suas necessidades básicas diárias.

Por conseguinte, lá foi outra vez ao banco e pediu um novo empréstimo para pagar as suas despesas correntes, pelo que o banco, sabendo dos seus antecedentes lhe exigiu uma taxa de juro muito mais elevada.

Peguem neste caso e associem ao caso da Grécia, verão que percebem a razão dos financiadores exigirem uma taxa de juro muito mais elevada à Grécia do que a outros países, estes mais poupados e com menor risco de incumprimento.  

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: