Publicado por: J.Pinto | 2010/03/13

Negociações


Idos às urnas em final do ano passado, os portugueses escolheram o seu próprio futuro. José Sócrates continua como chefe do Governo, mas este agora não possui maioria absoluta e, por isso, tem que estar em constante negociação com os partidos da oposição. Reconheço que, dentro do clima que vivemos, não sei se é melhor ou pior ser gerido por um partido com ou sem maioria absoluta.

Portugal, tal como os outros países na Zona Euro, lá apresentou o seu PEC (Plano de Estabilidade e Crescimento) – há quem diga que Estabilidade e Crescimento são duas palavras incompatíveis, devendo ser feito primeiro um plano de Estabilidade e só depois de Crescimento.

Alguns partidos, nomeadamente o CDS, mostram-se reticentes em aceitar como bom este plano. O partido do Paulo Portas já demonstrou publicamente que fará depender a sua viabilização da revisão do Governo no que concerne à suspensão da limitação dos benefícios fiscais. Como sabemos, o Governo pretende aumentar a receita fiscal (dizem eles que se trata de diminuir a “despesa fiscal” – ainda alguém me há-de explicar qual é a rubrica do orçamento onde está contemplada a tal “despesa fiscal”) através da limitação (corte) de alguns benefícios fiscais, nomeadamente na saúde e na educação. Do ponto de vista pessoal, apesar de já ter admitido que são necessárias medidas que aumentem a receita e diminuam a despesa, não sei dizer se esta medida é justa ou não, pois não possuo dados suficientes para avaliar quais são as classes que mais vão sofrer com a diminuição daqueles benefícios: uns dizem que são as classes médias e altas (Governo) outros dizem que toda a classe média (incluindo a média-baixa) sofrerá na pele esta medida.

Esperamos por mais negociações…

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: