Publicado por: J.Pinto | 2010/03/03

Era inevitável


Era inevitável. Para sair da crise das contas públicas, a Grécia vai aumentar alguns impostos de forma a arrecadar mais receita. O aumento do IVA de 19 para 21%, conjugado com aumentos de outros impostos, principalmente sobre a despesa, faz parte do plano para reequilibrar as contas públicas. Do lado da despesa, o corte, pelo menos o congelamento, dos salários é mais do que premente.

Do ponto de vista fiscal, é notória a intenção de se aumentarem os impostos sobre a despesa em detrimento dos impostos sobre o rendimento, caso que é transversal à maioria dos países, Portugal incluído. Toda a gente sabe, os países nórdicos são o exemplo, não só na oferta bens e serviços básicos (saúde, educação, justiça, etc), mas no equilíbrio das contas públicas. Basta observar a evolução do défice público (muitas vezes superávite) daqueles países, para se ficar com essa certeza. No que respeita aos impostos, não tenhamos dúvidas, a carga fiscal também é maior naqueles países, mas há uma coisa que me sobressalta à primeira vista: a diferença entre o peso que os impostos sobre o rendimento têm sobre o PIB de cada país, quando comparado com outros países, nomeadamente a Grécia, é colossal….

Os Gregos não estão habituados a tempos de austeridade, por isso já preparam um conjunto de manifestações contra tais medidas.

O acesso ao crédito por parte de Grécia é cada vez mais difícil, motivo pelo qual o governo Grego espera uma ajuda no financiamento por parte da União Europeia.

Com o Euro, serão cada vez mais os países a pedir sacrifícios aos Gregos para que aqueles o possam financiar.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: