Publicado por: J.Pinto | 2010/01/08

Diferenças…


Como forma de ultrapassar a crise financeira que assolou transversalmente quase todo o mundo, o Reino Unido, em 2008, baixou a taxa de IVA de 17,5% para 15%. Passado algum tempo e depois de alguns milhões de perda de receita, aquele país decidiu aumentar a taxa de IVA para os valores anteriores à crise. Independentemente de se considerar como acertada ou não a altura de retomar a taxa de IVA para 17,5%, podemos, desde já, considerar que as decisões políticas naquele país estão em divergência com Portugal. Os Ingleses, esses, quando precisam de tomar medidas de combate à crise, tomam-nas a sério. …


Responses

  1. Teoricamente é fácil perceber, mas (parece que há sempre um mas) o orçamento faz-se equacionando as receitas e as despesas. Então, de uma forma simples, se as receitas diminuírem e as despesas se mantiverem, temos um problema.

    Parece que tudo nos leva a uma solução (já aqui referida várias vezes): à diminuição drástica das despesas públicas!

    Terão os nossos governantes coragem para o fazer? Já agora, essa diminuição do IVA teve efeitos positivos na Economia do país?

  2. Caro memr,

    A despesa pública, em Portugal é muito elevada, facto mais do que sufuciente para levar as mãos à cabeça. As receitas estão oriundas dos impostos estão a tocar nas taxas máximas admissíveis, pelo que o equilíbrio sustentado das contas públicas apenas será real se houver uma diminuição significante das receitas. A parte das receitas que tem diminuído não são as estruturais, pois estas tem uma vertente fixa e não tem havido coragem para as diminuir.

    Quanto à pergunta “se a descida do IVA no Reino Unido teve ou não consequência na economia” não lhe sei responder, não tenho o feedback suficiente daquele país. Desde que os agentes económicos façam repercutir a descida do imposto, é claro que os produtos e serviços ficam mais baratos e, deste modo, incentivam a um maior consumo e investimento.

  3. Mais uma vez agradeço a disponibilidade para esclarecer as minhas questões e a forma clara como o faz, transformando temas difíceis mais compreensíveis, para uma leiga como eu.

    Pois….. sou uma ela! A comunicação virtual tem destas coisas…..


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: