Publicado por: J.Pinto | 2009/11/12

Abono para falhas


O abono para falhas é um complemento ao rendimento mensal, normalmente atribuído às pessoas que desempenham funções relacionadas com o uso frequente de dinheiro (ex. caixa do supermercado). No final do dia, este funcionário terá de fazer contas e caso se tenha enganado no troco a dar aos clientes poderá ter de repor o dinheiro em falta. O abono para falhas servirá para cobrir este risco associado à cobrança de valores monetários.

Em termos fiscais, o abono para falhas encontra-se isento de IRS e Segurança Social até 5% da remuneração mensal fixa, sabendo que a remuneração mensal fixa é calculada da seguinte forma: (Remuneração mensal * 14) / (12). Caso o valor atribuído seja superior àquele valor, a diferença estará sujeita a IRS e Segurança Social. Apenas de referir que até 2009 (inclusive), antes da entrada em vigor do novo código contributivo, o excedente dos 5% da remuneração mensal fixa apenas estava sujeito a IRS.


Responses

  1. boa tarde.eu trabalho numa mercearia e gostaria de saber se tambem tenho direito a esse abono para falhas?e como posso usufruir dele?a minha patroa nunca me falou nisso e de vez em quando falta dinheiro na caixa e ela obrigame a repor e ela tambem mexe na caixa =/


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: