Publicado por: J.Pinto | 2009/10/24

Uma questão de mentalidade…


Segundo notícia da agência financeira, um conjunto de pessoas mais ricas da Alemanha lançou uma petição para que sejam mais tributadas. É isso mesmo, estão a pedir ao governo para que lhes seja aplicada uma taxa de imposto superior, de modo a fazer face aos graves problemas sociais decorrentes da crise. Mais do que a receita extra que possa vir a cair nos cofres do Estado Alemão, estas pessoas protagonizaram uma atitude de sensibilidade humana. Numa sociedade em que os interesses individuais costumam superar os colectivos, esta preocupação com o bem-estar colectivo não é normal e, por isso, é de enaltecer. Pelo contrário, aqui em Portugal, foge-se ao pagamento de impostos como o diabo da cruz. Não existe uma consciencialização colectiva dos direitos e deveres de cada um para o bem-estar geral da sociedade. O pagamento de impostos não é só um dever legal, mas sobretudo um dever moral. O valor gerado pelos impostos, quando bem aplicado, estará a contribuir bem-estar de uma comunidade…

Anúncios

Responses

  1. Embora não nutra grande simpatia pelos alemães (a história ainda está muito presente), é de enaltecer este tipo de atitudes, impensáveis em Portugal!
    Nós ainda pensamos que o Estado nos rouba (e às vezes quase o faz) quando pagamos impostos. Não consideramos que é um dever e fugir é o nosso lema!
    Ainda estamos na fase de olhar somente para o nosso umbigo.
    Tenho esperança que ainda lá chegaremos, mas o nosso ponto de partida foi muito lá atrás, logo, demorarmos mais tempo.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: