Publicado por: J.Pinto | 2009/10/17

Consumo privado


No seu relatório sobre “Indicadores de Conjuntura”, o Banco de Portugal admite uma ténue recuperação económica, proporcionada sobretudo pela melhoria do consumo privado. As famílias, há longos períodos que têm sido o motor de arranque da nossa economia, mesmo que não seja um aumento exponencial do consumo como já o foi outrora.

Tenho defendido e continuo a defender que deveria de haver uma estratégia global que permitisse às famílias consumir mais produtos portugueses. Não haja dúvidas nenhumas que se apenas 5 ou 10% das nossas importações fossem substituídas pelo consumo de produtos portugueses, O PIB cresceria muito mais em Portugal.

Denomino como estratégia global, porque ela deve abarcar um conjunto alargado de medidas, que vão desde a produção até ao consumo dos produtos. É necessário que os empresários comecem a produzir os bens que os portugueses necessitam de comprar e, claro, a preços e qualidade razoáveis.  

Têm existido nos últimos anos algumas campanhas de sensibilização dos portugueses para a compra dos produtos portugueses, mas só isso não chega. É necessário que o tecido empresarial português seja adaptado às exigências das necessidades do povo português.

Frequentemente se diz na comunicação social, que um crescimento e um aumento mais significativo da nossa competitividade depende quase exclusivamente do aumento das nossas exportações, esquecendo-se que o défice da balança comercial só poderá ser real quando houverem menos importações, e para haver menos importações os portugueses terão de comprar o que é nosso.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: