Publicado por: J.Pinto | 2009/09/01

Novo Código contributivo da Segurança Social


Depois de bastante tempo de análise, o Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou o novo código contributivo da Segurança Social.

Este diploma introduz alterações significativas em todo o regime de Segurança Social, nomeadamente no alargamento das contribuições sujeitas a Segurança Social que até agora estavam isentas daquela contribuição. Também existem alterações que considero positivas, como seja o fim da isenção de Segurança Social para os trabalhadores que prestam serviços às entidades para as quais trabalham por conta de outrem, visto que este método é utilizado por muitas empresas com o intuito de pagar menos impostos prejudicando assim o trabalhador. De igual forma serão penalizados os contratos de trabalho a termo contrariamente aos contratos de trabalho sem termo. Haverá um agravamento da taxa social única para os primeiros e um desagravamento para os segundos (note-se, no entanto, o agravamento em 3% para os contratos a termo e uma diminuição de apenas 1% para os contratos  sem termo).

 Apesar do enorme coro de assobios de toda a oposição e de alguns opinion makers, este código parece-me globalmente positivo (necessitando de algumas alterações), já que pretende sujeitar a Segurança Social algumas remunerações que são um alvo fácil de fuga ao fisco por parte das empresas.

Responses

  1. Olá, peço desculpa, mas será que me poderia tirar uma dúvida? Eu e um colega não estamos de acordo de ideias e como ainda não tive disponibilidade de me dirigir à segurança social…. procuro um esclarecimento inicial on-line.

    A questão é: Abri inicio de actividade em Junho deste ano. Sei que por um ano estarei insenta de segurança social e que por enquanto estou isenta de IVA. Sou artista plástica e este ano ainda só tive rendimento de 260€, logo pensei que (como me explicaram na segurança social) que para o ano estaria isenta de segurança social porque os meus rendimentos são incertos, e estou dependente da minha mãe porque ainda sou estudante!!! No entanto disseram na segurança social a um colega meu de profissão e escola que no 2º ano de actividade teria de pagar 150€ de segurança social independentemente dos rendimentos que este teria. Estou perdida! Não sei em que acreditar! Poderão ajudar-me? Obrigado!!!

    • Olá Ana,

      Em termos de IVA estará isenta enquanto não ultrapassar os 10 000€.

      Em termos de Segurança social estará isenta no primeiro ano, depois poderá beneficiar de uma redução se receber menos, salvo erro, de 6 vezes o IAS.

      Poderá também beneficiar de isenção de SS caso exerça actividade por conta própria, onde desconte para a SS.

      Por isso, salvo erro (irei confirmar), terá de pagar os tais 150 € (que agora são perto de 160€) caso não se enquadre em nenhuma das situações anteriores….


Deixe uma Resposta

Categorias

