Publicado por: J.Pinto | 2011/03/28

IRS – Subsídio de Desemprego


Durante ao ano de 2010 apenas trabalhei durante 10 meses, recebendo 8000€ pelo trabalho exercido. O resto de tempo estive desempregado, tendo recebido o respectivo subsídio de desemprego. Tenho de incluir na minha declaração de rendimentos o subsídio de desemprego recebido?

Não, o subsídio de desemprego não está sujeito a IRS, pelo que, neste caso, apenas terá de incluir o rendimento do trabalho dependente no anexo A da sua declaração de rendimentos.

Responses

  1. Boas!
    O meu pai está desempregado (+ de 1 ano), a minha mãe aufere rendimentos! A minha duvida é:
    1.Se na declaração menciono os dois sujeitos passivos e eu como dependente, mesmo o meu pai estar desempregado, sem mencionar em lado algum o subsidio de desemprego.
    2. Esteve num poc, isso também não afecta pois não?

  2. Boas!
    O meu pai está desempregado (+ de 1 ano), a minha mãe aufere rendimentos! A minha duvida é:
    1.Se na declaração menciono os dois sujeitos passivos e eu como dependente, mesmo o meu pai estar desempregado, sem mencionar em lado algum o subsidio de desemprego.
    2. Esteve num poc, isso também não afecta pois não?

    (esqueci-me do email para receber notificações :s )

  3. No caso de, durante o ano de 2010, ter somente Subs.de Desemprego, deve-se preencher a declaração? Já tentei preenchendo o rosto e o anexo H (só com desp. de doença). Quando submeto diz que tenho de preencher o Quadro 4 ou o 10, mas não tenho nada para lá escrever.

    • Mesmo que o post anterior:
      No caso de, durante o ano de 2010, ter somente Subs.de Desemprego, deve-se preencher a declaração? Já tentei preenchendo o rosto e o anexo H. Quando submeto diz que tenho de preencher o Quadro 4 ou o 10, mas não tenho nada para lá escrever.

      • Boa noite,

        Já mais do que uma vez aqui disse que o subsídio de desemprego não está sujeito a IRS, pelo que não existe nenhum campo da declaracção modelo 3 onde colocar os valores recebidos. Os contribuintes que apenas apresentem este tipo de rendimentos estão isentos enviarem a declaração de IRS.

        A título complementar, o memorando da tróica prevê que este subsídio, em conjunto com outros, passe a estar sujeito a IRS. Mas não se aplica aos rendiementos de 2010.

  4. E quem tem incapacidade de 80%, qual o beneficio que tira se não entrega a decl do IRS ??

  5. ola.
    venho por este meio perguntar se tenho que meter o irs relativamente ao ano de 2011, visto que esse ano todo recebi o fundo de desemprego?
    ou tenho que ir ao institude de emprego buscar alguma declaraçao?
    é que ja li que mesmo quem recebe ou recebeu o fundo de desemprego tem que meter.

    obrigada pela ajuda


Deixar uma resposta

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

